fbpx

Certificado Digital – Recurso para combater fraudes em bombas de gasolina

A partir de dezembro, somente será aprovado o funcionamento de modelos de bombas de gasolina com certificação digital. A decisão veio do Instituo Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que é vinculado ao Ministério da Economia. digital. Segundo Edísio Alves Júnior, chefe do Setor de Medição de Fluídos, o objetivo é evitar as fraudes no abastecimento ao consumidor final.

De onde veio a ideia?

A ideia surgiu devido ao crescimento das fraudes eletrônica nas bombas de gasolina, bem como com a percepção de que os requisitos técnicos não estão adequados para as novas bombas eletrônicas. Dessa forma, a utilização da certificação digital para bombas de gasolina garante a integridade e a idoneidade do processo, tornando-o mais transparente ao consumidor

Mas o que é certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que cria uma chave pública para empresas, entidades e pessoas realizarem certas atividades e serviços. A Certificação Digital, por sua vez, é a tecnologia que, por meio da criptografia de dados, garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio às informações eletrônicas que foram assinadas através do certificado digital.

Como a certificação irá ajudar a evitar fraudes nas
bombas de gasolina?

O Inmetro garante que através da assinatura digital poderemos ter certeza de que a informação que foi gerada pelo medidor será a mesma do mostrador que mostra quanto de combustível foi abastecido no veículo do consumidor. E, além disso, existirá uma comunicação das bombas de gasolina com um aplicativo no celular, de modo que o valor que aparece no aplicativo deve ser o mesmo do indicador da bomba.

Substituição será feita de maneira gradual.

De acordo com Edísio Alves Júnior (chefe do setor de Medição de Fluídos do Inmetro) a substituição será feita em função do ano de fabricação da bomba e que não será de forma instantânea, tendo o período máximo de 15 anos após a data de fabricação para a substituição.

O Inmetro acredita em uma demanda natural, na qual os próprios consumidores irão procurar e preferir as bombas de gasolina com certificação digital, tendo em vista que elas serão mais confiáveis. Dessa forma, a concorrência forçará a aceleração da adaptação à certificação digital, por pressão dos próprios consumidores. “Quem tiver uma bomba mais segura vai ter um chamariz maior para o consumidor”, afirmou Edísio.

Enquanto isso, continua a fiscalização

O Inmetro continuará atuando regularmente na fiscalização. Poderão ocorrer também, verificações pontuais e através de denúncias de qualquer representante da sociedade sendo eles consumidores, entidades do mercado e inclusive a própria polícia, que já realizou mais de dez operações de inspeções somente esse ano no Rio de Janeiro, onde foram constatadas fraudes variadas em bombas de combustível.

Onde posso emitir meu certificado digital?

Com mais de 10 anos de atuação especificamente na emissão de Certificado Digital, a Parceria Soluções Empresariais figura entre as líderes nacionais nesse setor. Atendimento de excelência, agilidade e eficiência compõem nossa essência. Aqui, trabalhamos para que suas obrigatoriedades sejam cumpridas com agilidade, de modo que você possa usar seu tempo para focar no seu negócio!

Conheça nosso site ou vá em algum de nossos postos de atendimento que estão situados em Passo Fundo – RS e em mais de 40 cidades da região.

Deixe um comentário