Como funciona a negativação de devedores junto ao Serasa?

A negativação do CPF ou CNPJ e o acúmulo de dívidas são problemas que

Como funciona a negativação de devedores junto ao Serasa?

negativação do CPF ou CNPJ e o acúmulo de dívidas são problemas que atingem 67,1% dos brasileiros, conforme dados divulgados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em abril deste ano.

A análise dessas informações é uma importante ferramenta para empresas avaliarem a concessão de crédito a um consumidor, seja Pessoa Física (CPF) ou Jurídica (CNPJ), bem como sua capacidade de efetuar pagamentos.

Para facilitar essa análise, a Serasa Experian oferece serviços de informações sobre cadastros positivos e negativos em um banco de dados gigantesco. O dados de negativados fornecidos pela Serasa contemplam devedores da rede bancária, Banco Central, cartório e algumas empresas específicas. 

Quer saber como ocorre a negativação de devedores? Quais as vantagens da contratação desse serviço para a sua empresa? Como solicitar a negativação? Então este texto é para você! Confira!

O que é negativação de devedores?

Negativação é o processo de inclusão dos nomes de clientes devedores em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa. Ou seja, a empresa tem o direito de solicitar a negativação de clientes inadimplentes – seja a partir de CPF ou de CNPJ – para que esses não assumam novas dívidas, antes de quitar os valores pendentes.

Quais as diferenças entre protesto e negativação?

Embora sejam facilmente confundidos, protesto e negativação não são sinônimos.

Como já foi exposto acima, negativação é o ato de comunicar ao órgão de proteção ao crédito que o cliente não efetuou o pagamento de uma dívida. Assim, o devedor fica impedido de fazer novas aquisições, sejam empréstimos, financiamentos ou compras a prazo.

Já o protesto de título é a oficialização da inadimplência de um cliente junto ao cartório. Ou seja, o protesto é um registro formal da dívida, normalmente utilizado como ultimato para que o cliente devedor faça a quitação do valor devido.

Quem pode negativar devedores na Serasa Experian?

Toda e qualquer empresa que possua clientes inadimplentes pode solicitar a inserção do CPF ou CNPJ de clientes devedores na Serasa Experian.

O que pode ser negativado?

As dívidas negativadas podem ser atribuídas tanto a Pessoas Físicas, quanto a Jurídicas. Em outras palavras, ter o nome negativado em algum órgão de proteção ao crédito significa “estar com o nome sujo na praça”.

Para tornar claro, são exemplos de dívidas passíveis de negativação:

  • Boletos bancários;
  • Crediário;
  • Aluguéis;
  • Mensalidades escolares;
  • Cheques sem fundo;
  • Dívidas que não completaram cinco anos;
  • Notas promissórias;
  • Notas fiscais;
  • Duplicatas;
  • Contratos;
  • Títulos protestados;
  • Letras de câmbio;
  • Taxas condominiais.

Como ocorre a negativação no banco de dados da Serasa?

O consumidor inadimplente, ou seja, que está em atraso com o pagamento de suas obrigações, tem seus dados como nome completo e CPF (em caso de pessoas físicas) ou CNPJ (em caso de pessoas jurídicas) incluídos no banco de inadimplentes da Serasa.

Esse cadastro ocorre mediante a contratação do serviço de negativação Pefin, da Serasa Experian, por parte das empresas credoras.  

Além disso, o serviço de negativação de devedores possibilita encontrar de forma fácil e rápida os dados dos consumidores inadimplentes para enviar a carta-comunicado (que é obrigatória por lei) informando o débito e as opções para pagamento. 

Estar “negativado” significa que o consumidor (pessoa física ou pessoa jurídica) possui dificuldades em efetuar pagamentos em dia e pode representar uma ameaça aos negócios se forem disponibilizados créditos a ele, devido ao seu histórico financeiro.

O objetivo do serviço de negativação é dificultar a obtenção de crédito pelo cliente em outros comércios até que ele efetue o pagamento da dívida, e então o seu nome seja retirado da negativação.

Utilizar esse serviço garante reduzir o tempo e custos de cobrança de dívidas, já que ao receber a carta-comunicado, o cliente passa a ter ciência de que seus dados serão negativados    e buscam encontrar soluções para efetuar o pagamento o quanto antes. 

Quando deve ser feita a negativação de clientes?

A negativação de um CPF ou CNPJ pode ser solicitada após um dia de atraso no pagamento da dívida. No entanto, é recomendável que a empresa adote, em um primeiro momento, uma postura conciliadora. Isto é, antes de negativar o devedor, é preferível fazer contato com o cliente e informá-lo sobre o atraso.

Muitas vezes, um simples aviso é suficiente para a quitação da dívida. Se mesmo assim o inadimplente não fizer o pagamento, normalmente a empresa opta pela negativação após 30 dias do vencimento do valor devido.

Como fazer a negativação de clientes devedores na Serasa?

Para negativar consumidores inadimplentes, a empresa deve contratar o serviço de negativação Pefin, da Serasa Experian. Nesse serviço, é possível ter acesso aos dados de clientes devedores de forma rápida e simples.

Em seguida, a empresa é obrigada por lei a enviar uma carta-comunicado ao devedor, informando o débito e as opções para pagamento. Ao receber esse documento, o cliente passa a ter ciência de que seus dados serão negativados. Ao mesmo tempo, tende a buscar soluções para efetuar o pagamento da dívida o quanto antes.

O objetivo do serviço de negativação é informar que o devedor possui dificuldades em efetuar pagamentos em dia e pode representar uma ameaça a outros negócios. Dessa forma, a negativação dificulta a obtenção de novos créditos pelo cliente, até que faça a quitação da dívida e tenha seu nome retirado do serviço de proteção ao crédito.

Antes de realizar a negativação do devedor, é recomendável que a empresa adote algumas boas práticas para preservar o relacionamento com os clientes. Confira:

Avalie o tempo de atraso

Muitas vezes, a inadimplência do cliente pode ser uma situação temporária. Por isso, é aconselhável esperar de 30 a 45 dias antes de solicitar a negativação.

Enquanto isso, faça contato com o cliente e ofereça a possibilidade de renegociação ou acordo. Essa flexibilidade contribui para a manutenção do relacionamento com o cliente a longo prazo.

Providencie documentos que confirmem a dívida

É necessário ter cautela para não realizar nenhuma cobrança indevida, o que pode trazer problemas futuros, como processos por danos morais.

Por isso, antes de realizar a negativação, reúna todos os documentos relacionados à dívida, como contratos, comprovantes de cartão de crédito e notas promissórias.

Mantenha o cadastro atualizado

Ao fazer a negativação de um cliente, a empresa é responsável pela comprovação da dívida. Por isso, no momento da venda do produto ou serviço, é importante recolher o máximo de informações possíveis sobre o consumidor. Por exemplo:

  • Nome completo;
  • CPF ou CNPJ;
  • Razão social;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Data da compra;
  • Vencimento;
  • Valor da multa & juros;
  • Entre outros.

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