Negativação de Devedores da Serasa vale a pena? Conheça os principais benefícios do serviço 

Cada vez mais empresários têm buscado a negativação de devedores do Serasa como ferramenta

Negativação de Devedores da Serasa vale a pena? Conheça os principais benefícios do serviço 

Cada vez mais empresários têm buscado a negativação de devedores do Serasa como ferramenta padrão de cobrança nos seus negócios. Sabe porque? Infelizmente, a inadimplência faz parte da realidade de muitas empresas. Além de gerar impacto direto nos lucros do negócio, ainda prejudica a previsibilidade financeira e o crescimento.

Por isso, ter um bom processo interno de cobranças, prezando pelo bom relacionamento com o cliente, mas sem perder o foco em receber as dívidas, é indispensável. E o serviço de Negativação da Serasa pode ser um  importante fator de sucesso no seu processo de cobrança.

Confira, abaixo, as principais vantagens do serviço de Negativação do Serasa que destacamos para você. Boa leitura!

O que é a negativação da Serasa?

A negativação da Serasa  é uma ferramenta de cobrança de dívidas, na qual o nome do devedor é inserido em órgãos de proteção ao crédito. 

Assim, quando outras empresas consultarem seus dados para liberação de crédito, aparecerá o registro da dívida que ele tem em aberto com você –  o que dificulta a aprovação para novos empréstimos, financiamentos e compras a prazo, gerando no cliente uma certa urgência no pagamento das dívidas.

O procedimento, desde que executado da forma correta,  é totalmente legal, sendo previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Negativação Serasa vale a pena? Principais Benefícios

Disponibilizar as informações de devedores no banco de dados da Serasa funciona como uma forma legalizada de cobrança de dívidas. Isso porque, uma vez incluídos os dados do consumidor no cadastro de negativados, ele tende a agilizar o pagamento, graças à dificuldade de obter crédito em outras empresas. Além disso, a negativação proporciona vantagens como:

Melhora nas taxas de inadimplência

A negativação gera restrições no CPF ou CNPJ do cliente. Justamente por isso, no momento em que toma conhecimento, muitos inadimplentes são forçados a buscar formas de quitar suas dívidas e voltar a ter crédito no mercado.

No entanto, além da dificuldade de acesso a crédito, a negativação também impacta na reputação do devedor. Isso porque a consulta de dados cadastrais é uma prática comum na realização de vários tipos de transações comerciais, tais como: compra e venda de imóveis, abertura de empresas em sociedade, intercâmbios, entre outros.

E no caso da Serasa, em específico, existe o recurso do Score Serasa – uma pontuação que é atribuída ao perfil financeiro de CPFs e CNPJs. Assim, mesmo que no momento a consulta não haja restrições, a pontuação pode indicar um perfil com altos riscos de inadimplência.

Ou seja: manter dívidas em aberto e ter histórico de negativações pode levar inadimplentes a perder grandes negócios. E vamos combinar que ninguém quer correr este risco né? Exatamente por isso que a  Negativação é um recurso tão poderoso na recuperação de dívidas.

Comunicado de Negativação e Carta-Cobrança  

Quando você negativa um inadimplente, automaticamente é ativado o envio de uma correspondência pelos correios, informando data de vencimento e valor do débito, comunicando a negativação.

Há também a opção da contratação de um recurso adicional, chamado carta-cobrança. Trata-se do  envio de um boleto, contemplando o valor para a quitação da dívida, junto do comunicado de negativação.

A carta-cobrança é uma boa prática e em muitos casos acelera o pagamento da dívida, pela facilidade que gera ao cliente: ele não precisará mais entrar em contato e solicitar um boleto atualizado  – basta pagar este que recebeu pelos correios.

Redução de custos

Através do serviço de negativação, a empresa reduz custos já que a plataforma centraliza e automatiza todos os processos de cobrança. 

Além disso, você demandará de bem menos tempo da sua equipe com atividades de cobrança, gastará menos com telefonia para esse fim e ainda poderá gerar muito mais produtividade no seu time financeiro, por meio da automatização dos serviços de carta-boleto e de negativação, por exemplo. 

Alta performance em  recuperação de dívidas

O processo de negativação contribui tanto para prevenir e evitar a inadimplência, quanto para reaver as dívidas em aberto, reforçando o fluxo de caixa.  

De acordo com pesquisas da Serasa Experian, com esse recurso as empresas conseguem alcançar uma melhora significativa no percentual de recuperação de créditos, cerca de 50% de otimização e recuperação de dívidas.

Quais são os principais cuidados ao negativar um devedor?

É importante tomar alguns cuidados na hora de negativar um devedor. Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, deve-se preservar a índole do inadimplente, sem causar qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. 

Entre esses cuidados, podemos citar:

  • Esgotar as tentativas de negociação antes de fazer a negativação;
  • Comunicar o devedor antes de fazer a negativação;
  • Certificar-se de que as informações do devedor estão corretas;
  • Protestar a dívida somente se necessário;
  • Nunca comunicar a terceiros, como familiares ou vizinhos, sobre a dívida ou a negativação.

 

Um presente para você!

Para ajudar você ainda mais no controle e na redução da inadimplência no seu negócio,  criamos um eBook gratuito com o passo a passo de como inserir a Negativação Serasa no seu processo de cobrança de acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor. Baixe já – é grátis!