fbpx

Vender a prazo pode ser a salvação ou a ruína do seu negócio. Saiba porquê!

Vender a prazo é a solução encontrada por muitas empresas para estimular as vendas em meio à pandemia. Afinal,  a crise do Coronavírus diminuiu o poder aquisitivo da população, mas não a sua necessidade de consumo.

As pessoas ainda precisam de alimentos, remédios e produtos essenciais, mesmo que não possam pagar à vista por eles. Para se adaptar a esse cenário, muitos empresários optam por flexibilizar as condições de pagamento e vender a prazo, mesmo sem ter uma gestão de risco de crédito adequada.

A consequência disso? Um risco altíssimo – aumento da inadimplência, desequilíbrio no fluxo de caixa e prejuízos para o negócio.

Este cenário está acontecendo na sua empresa? Calma que vamos te ajudar!

Neste artigo, vamos te mostrar porque é importante vender a prazo com segurança e preservar a saúde financeira do seu negócio. Continue conosco e descubra como conceder crédito sem ficar refém de calotes!

Mas, afinal, de que forma vender a prazo pode arruinar seu negócio?

Imagine que quando um cliente novo chegando em uma loja, e o vendedor oferece o produtos cujo  preço que não cabe no seu orçamento, mas facilita a compra por meio da venda parcelada. O cliente volta para casa com a geladeira, mas, também, com uma dívida que não terá condições de pagar.

Pode parecer estranho, mas essa situação é mais comum do que se imagina. Na verdade, o percentual de famílias brasileiras endividadas alcançou 66,5% em maio de 2020, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Isso significa dizer que vender a prazo pode atrair clientes, mas com tantos brasileiros endividados, as chances de inadimplência também crescem.

A concessão de crédito sem análise dificulta a projeção financeira

Facilitar o parcelamento sem a devida atenção à capacidade do cliente de honrar com a dívida aumenta as chances de a empresa receber calote.

Ficando a mercê da inadimplência e sem garantias de que vai receber pelo que vendeu, o empresário não consegue ter sua previsibilidade financeira, nem  projetar quanto dinheiro terá para pagar despesas, funcionários e fornecedores ou investir no negócio.

Ou seja: as finanças do negócio perdem o controle!

A inadimplência gera desequilíbrio no fluxo de caixa

A falta de planejamento na hora de vender a prazo dificulta o controle do dinheiro que entra e sai da empresa. Assim, quanto mais clientes inadimplentes, maior a dificuldade de manter o negócio funcionando.

A longo prazo, essa redução no fluxo de caixa pode desencadear problemas relacionados, como a falta de recursos para arcar com despesas fixas e, até mesmo, a falência do negócio.

Então, como vender a prazo com mais segurança?

Para evitar potenciais dores de cabeça com a falta de pagamento, é essencial que o empresário faça uma boa gestão de risco de crédito. Mas, como você pode fazer isso na prática? Confira nas dicas abaixo!

Desenvolva uma política de crédito consistente

Antes de iniciar a venda parcelada, defina todos os critérios e procedimentos que serão adotados para analisar a concessão de crédito. Com esses objetivos alinhados, fica mais fácil determinar os limites de crédito e prazos de pagamento, assim como projetar e preservar o faturamento da empresa de forma mais segura.

Faça uma previsão de como a inadimplência pode impactar seu negócio

Calcule o índice de inadimplência que é suportável para as finanças do seu negócio, para delimitar quais os prazos e riscos da concessão de crédito. Assim, você cria uma espécie de termômetro para projetar de que forma as dívidas não pagas podem prejudicar o fluxo de caixa da empresa e como você pode reagir para compensar potenciais perdas financeiras.

-Verifique o histórico financeiro dos clientes

Consultar o histórico de dívidas dos seus clientes antes de fechar negócio é a medida mais importante para evitar calote. Ciente da situação financeira atual dos seus potenciais parceiros, você tem mais chances de fechar melhores negócios e fugir da inadimplência.

Com uma boa gestão de risco de crédito, você pode vender a prazo de maneira mais sustentável para o seu negócio. Quer garantir bons pagadores e conceder crédito com mais segurança? Então aproveite esse presente especial que a Parceria Consulta Serasa preparou para você: uma Consulta de CPF ou CPNJ inteiramente grátis! Acesse seu presente experimente o serviço que pode revolucionar a gestão de crédito do seu negócio!

Deixe um comentário