Quem é bom pagador muitas vezes não acha justo ter as mesmas condições de pagamento de quem costuma atrasar as contas, mas, com o Cadastro Positivo Serasa isso deve mudar.
O cadastro positivo existe desde 2011, porém, era pouco usado pelas empresas, mas com a Lei 12,414/2011 alterada em julho de 2019 essa situação se altera. A partir de agora as empresas poderão incluir os nomes dos consumidores nessa lista sem que haja necessidade de autorização prévia.
Para que possa entender melhor, essa é uma espécie de currículo financeiro que as pessoas possuem, as que pagam suas contas em dia e não estão com dívidas entram em um banco de dados que indicam que são boas pagadoras.
As empresas especializadas em análise de crédito como o Serasa é que serão responsáveis por coletar esses dados e permitir que se tornem acessíveis. Os consumidores que desejarem podem solicitar a retirada do nome da lista, mas, não existe vantagem em fazer isso.
Esse banco de dados terá o histórico financeiro das pessoas em relação ao pagamento de diferentes contas. Quanto mais adimplente ela estiver, maior será a pontuação conseguida.
Esses pontos são chamados de score ou nota de crédito e indicam o risco de inadimplência, com uma pontuação que vai de zero a mil. Quanto maior a pontuação, também aumentam as chances da empresa receber em dia.
Esse cadastro pode ser consultado por qualquer pessoa, inclusive pelo consumidor que deseja saber o seu score. Dessa forma é possível ter ciência da sua situação financeira e atuar de forma que a nota de crédito suba.
O que é considerado para gerar o score do cadastro positivo?
A pontuação do score é baseada na adimplência de alguns serviços como água, luz, telefone, gás e outros serviços continuados.
Entram ainda nessa lista: financiamentos, empréstimos, crédito consignado e outros produtos financeiros similares. Em ambos os casos são considerados não apenas os pagamentos como os valores das parcelas, pontualidade para a quitação de valores e comportamento do consumidor.
Como o Cadastro Positivo Serasa ajuda o consumidor?
A ideia do Cadastro Positivo Serasa é que ele possa ajudar o consumidor que paga suas contas em dia a conseguir mais benefícios como menores taxas de juros ao fazer um financiamento. Isso é possível porque as empresas poderão consultar o score e analisar as chances de levar um calote.
Quanto menor for o risco de inadimplência, é possível negociar menores taxas e condições de pagamentos mais longas. Para fazer um crediário em uma loja, quem estiver bem avaliado nesse cadastro positivo deve encontrar uma burocracia menor.
Para os consumidores que não conseguem comprovar renda, esse deve ser um artifício usado para facilitar o acesso aos financiamentos. Milhões de pessoas que hoje atuam na informalidade e não conseguem acesso a alguns recursos devem ser beneficiadas.
O Cadastro Positivo Serasa veio para ajudar as empresas e consumidores, se por um lado ele permite saber mais sobre os clientes e gerar propostas de acordo com o perfil de cada um, por outro quem paga suas contas em dia será beneficiado e conseguirá melhores condições no mercado.
Para saber mais sobre como anda o seu perfil no mercado, faça uma consulta ao seu cadastro positivo e descubra o seu score.