Melhorar a retenção de clientes do seu escritório de contabilidade é muito melhor que atrair vários clientes novos. Sabe porque? Atrair um cliente novo custa, geralmente, cinco vezes mais caro que manter ativo um cliente mais antigo.
Os motivos são óbvios: fazer uma nova venda toma muito mais tempo, exige mais esforço da equipe e envolve, muitas vezes, custos com propaganda, assessoria jurídica para redigir novos contratos e até comissionamentos de vendedores.
Via de regra, reter e fidelizar seus clientes, apesar de não ser tarefa fácil, garante recorrência financeira e um crescimento sólido ao seu negócio. E para conseguir garantí-la, manter a satisfação plena do cliente deve ser um objetivo que norteia o trabalho de todos os membros da equipe: desde a recepção até a alta gestão.
Confira, abaixo, 5 dicas valiosas que irão lhe ajudar a reter e a fidelizar seus clientes.
1- Retenção de clientes não existe sem bom atendimento
Realizar serviços contábeis todos os seus concorrentes fazem, o diferencial para reter um cliente e, assim,fidelizá-lo sem dúvidas é o atendimento.
Certifique-se de treinar e qualificar sua equipe para atender seu cliente com agilidade e assertividade. Além de cortesia e boa educação, na contabilidade é imprescindível trabalhar com planejamento e antecipação prevendo, inclusive, possíveis necessidades do seu cliente mesmo antes que ele as solicite.
Um exemplo disso é controlar a validade do certificado digital do cliente, por exemplo – compromisso, este, que geralmente passa despercebido quando o escritório de contabilidade não o alerta dos prazos.
2- Entregue valor agregado
Para manter o cliente satisfeito, é necessário entregar valor agregado à sua prestação de serviços. Ou seja: é preciso ir além de prestar serviços contábeis. Mas como fazer isso?
Informe-se, atualize-se, entenda o negócio do seu cliente. Apresente tendências, observe os concorrentes, proponha soluções econômicas e criativas. Em suma: seja mais que um contador, seja um verdadeiro parceiro de negócios.
Seja o parceiro que antecipa soluções, evita problemas e cuja opinião se torna indispensável na tomada de decisão estratégica. Até porque, se o seu cliente crescer, provavelmente o seu escritório de contabilidade vai crescer junto. O escopo do trabalho contratado pode vir a aumentar, e o seu faturamento médio com aquele cliente aumenta junto, consequentemente.
Ao entregar valor agregado, você proporciona ao cliente muito mais confiança e gera uma preferência absoluta. Quanto maior for o impacto do valor agregado do seu trabalho no negócio do cliente, menor vai ser a probabilidade dele cogitar trocar de escritório quando receber propostas com orçamentos menores. E maior, também, será a chance deste cliente te indicar para outras oportunidades de negócio.
3 – Comprometimento no cumprimento de Prazos
Cumprir os prazos é priormordial para quem procura reter clientes. Além de ser uma das prioridades máximas nas rotinas dos escritórios de contabilidade, sob pena de gerar multas e punições para o cliente. Além de garantir o cumprimento das obrigatoriedades contábeis, tal atitude demonstra para seus clientes o quanto você é comprometimento com o trabalho, favorecendo (e muito) o relacionamento com o cliente.
Para alcançar esse resultado, é preciso que o escritório crie a cultura da antecipação. Ou seja: o trabalho deve ser organizado de modo que todos os documentos e atividades sejam concluídos pelo menos um dia antes do prometido ao cliente.
Além de possibilitar momentos de surpresas agradáveis aos seus clientes, tal postura dá margem de segurança para possíveis imprevistos, garantindo que seu escritório realize suas entregas dentro dos prazos do Fisco, evitando multas e problemas com os órgãos responsáveis.
E quando o cliente esquece algum documento? Bem, esta é a hora de seu escritório se destacar! Aproveite a ocasião para fazer a gentileza de lembrar seu cliente com educação e presteza, facilitando a vida dele.
4 – Retenção de clientes também é ajudá-lo a entender as obrigatoriedades fiscais
Muitas vezes, por não entender direito o que precisa ser feito, os clientes acabam perdendo tempo (e dinheiro) ao emitir documentos e certificados. Um exemplo é o caso dos certificados digitais.
Geralmente o cliente chega até o estabelecimento emissor sem entender que tipo de certificado precisa fazer e qual será sua finalidade. Há muitos casos de equívoco, com emissão do tipo errado de certificado, gerando desperdício de tempo e de dinheiro. E, além disso, são muito comuns também os casos de falta de documentos, que impedem a emissão do documento.
Para ajudar seus clientes a cumprir com suas obrigatoriedades, tenha uma conversa esclarecedora, explicando a real necessidade do que ele precisará emitir, o tipo do documento que precisa e listando todos os documentos que ele precisará levar.
O seu tempo e o tempo do cliente são preciosos. Ao otimizálo, a retenção de clientes é muito maior.
5- Construa uma boa rede de parceiros
Há muitos serviços complementares que os escritórios de contabilidade precisam solicitar aos seus clientes. Contar com uma boa rede de indicações pode auxiliá-lo no processo de retenção de clientes, visto que eles muitas vezes não têm conhecimento técnico para escolher o fornecedor correto.
Para a emissão de Certificados Digitais, conte com a Parceria Certificadora! Além de oferecer segurança, eficiência e capilaridade, estando presentes em mais de 40 postos de atendimento em Passo Fundo e região, a Parceria também auxilia os escritórios parceiros com o controle da validade dos certificados dos seus clientes.
Desse modo, seu time se desvincula desta atividade e ganha tempo para fortalecer o relacionamento e aumentar a retenção de clientes, agregando ainda mais valor aos seus serviços prestados.
Quer saber como se tornar um escritório Parceiro? Entre em contato!