A inadimplência é um dos principais risos para a saúde financeira de qualquer tipo de negócio. Para evitá-la, é preciso conhecer suas principais causas e adotar ações inteligentes e estratégicas. Quer saber como? Então continue lendo!
O que é inadimplência?
Inadimplência, ou termo “inadimplente” é utilizado para se referir ao cliente que não efetua o pagamento na data de vencimento. No Brasil, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quatro em cada dez brasileiros adultos (39,71%) estavam negativados em setembro de 2022 – o equivalente a 64,25 milhões de pessoas. Este é um novo recorde , sendo que no último mês, o volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 11,17% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para o consumidor, ser inadimplente pode dificultar a abertura de novas contas e a liberação de crédito para financiamento ou compras parceladas.. Já e para as empresas, ter que lidar com esses furos financeiros pode trazer sérios riscos. Por isso, é muito importante entender as principais causas da inadimplência e conhecer formas de contornar esse problema.
As principais causas
Os atrasos no pagamento de contas por parte dos clientes pode vir por diversos motivos.
Em nosso país, estudos recentes realizados pelo CNDL constataram que o elevado crescimento no número de dívidas é reflexo das elevadas taxas de desemprego, da redução da renda familiar e da falta de planejamento financeiro. Essa última é a que as empresas devem se atentar, no objetivo de identificar esse perfil de cliente e ter maior cautela antes de fornecer o crédito.
Mais de um terço dos brasileiros não controlam suas finanças e, consequentemente, também não possuem hábitos de consumo saudáveis, pagado suas contas em dia. A inadimplência alta acontece justamente pois as pessoas estão contraindo mais dívidas do que realmente podem pagar, facilitando com parcelamentos, por exemplo.
Se as empresas não conhecerem o perfil de seu cliente, inclusive o perfil de pagamento e o histórico financeiro de cada um, podem acabar enfrentando sérios problemas, como os citados a seguir.
Riscos que a inadimplências pode trazer ao negócio
Um dos principais riscos que altos níveis de inadimplência, tanto vindos de pessoa física o quanto de pessoa jurídica, é o impacto direto na redução de faturamento da empresa. Não poder contar com a entrada daqueles valores na sua previsibilidade financeira, deixa furos e força r à tomada de medidas que somam juros e taxas e aumentam seus custos fixos.
Em decorrência disso, podem começar a faltar recursos para se reinvestir na empresa, manter os estoques de matéria prima e garantir o capital de giro necessário para o bom funcionamento do negócio. Outra consequência óbvia é a possibilidade da falta de verba para quitação das contas fixas e variáveis da empresa juntamente com o risco de endividamento (e até de falência).
Por fim, um grande risco que a empresa corre é o de comprometer sua credibilidade no mercado, uma vez que ao atrasar seus pagamentos também mancha sua reputação e reduz seus limites de créditos e financiamentos, o que pode anular chances de novas aquisições, de expansão e de crescimento de forma generalizada.
Como evitar a inadimplência alta e proteger a sua empresa?
Além de um planejamento financeiro que inclua reservas para momentos de crise, a principal forma de se evitar os riscos da alta inadimplência é conhecendo o perfil de seus clientes. Existem hoje no mercado diversos recursos para a consulta do histórico financeiro tanto de clientes pessoa física quanto de pessoas jurídicas, subsidiando as empresa com informações importantes para a tomada da decisão dos limites de crédito a serem oferecidos.
Ou seja, a famosa “consulta do CPF ou do CNPJ” é uma excelente aliada dos negócios. Serviços de Consulta de Crédito, como o Serasa Experian, por exemplo, podem fornecer dados relacionados ao histórico financeiro do cliente e, a partir de bons critérios de avaliação de perfil, te informar as probabilidades deste honrar com seus pagamentos. A partir disso a concessão de crédito pode ser feita com uma maior segurança para ambos os lados.
Quer conhecer mais sobre os serviços Serasa Experian que a Parceria comercializa? Confira agora mesmo nossos produtos e agende uma demonstração gratuita!