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A modalidade de venda a prazo se tornou uma ótima alternativa para o alcance das as metas de faturamento de muitos negócios. Ela amplia o market share de uma empresa, uma vez que permite a venda também para os clientes que não possuem todo o capital para a compra à vista.

Muitas vezes, mesmo levando em consideração as taxas financeiras e o risco de calotes, a venda a prazo pode ser muito melhor melhor para o comércio que fazer venda alguma. Isso porque os estabelecimentos que não oferecem essa possibilidade geralmente perdem vendas e, com isso, podem comprometer seu faturamento. Porém, é preciso ser cauteloso, agindo com segurança e contra a inadimplência.

Como oferecer venda a prazo com segurança?

A inadimplência é um problema relativamente comum no Brasil, o que traz problemas tanto para o consumidor em si, que se endivida por falta de controle e planejamento financeiro, quanto para a empresa que não recebe os pagamentos na data prevista e acaba tendo furos financeiros .

As consequências podem ser sérias, como a falta capital para reinvestir no negócio, para remunerar seus funcionários e para quitar contas com os fornecedores. Mas, como evitar que esses tipos de problemas aconteçam e vender a prazo com segurança?

1 – Mantenha um controle sobre as vendas e contas a receber:

Acompanhar de perto as contas a receber é essencial para que o negócio continue funcionando e não caia no problema da inadimplência. É preciso ter um controle dos valores vendidos, das formas de pagamento utilizadas juntamente com suas taxas e dos demais custos envolvidos.

Da mesma forma, é importante ter o cálculo médio da “quebra”, ou seja, do valor médio de furos de pagamento que a empresa tem todo mês. Ter consciência dessa quebra traz maior previsibilidade financeira ao negócio, melhorando as tomadas de decisão sobre venda a prazo.

Também é preciso acompanhar a regularidade de cada um de seus clientes, saber quanto cada um está devendo, o dia combinado para o pagamento e principalmente se ele está cumprindo com o pagamento.

2 – Crie uma estratégia de cobrança para a venda a prazo

Lembrar o seu cliente de que a data de pagamento está próxima, avisar quando este atrasou e cobrar o pagamento de forma amigável são essenciais para uma venda a prazo segura. Tenha em mente que seu objetivo é fazer o cliente pagar a conta para não ser negativado e continuar comprando a prazo com você.

Para os atrasos, é interessante também oferecer acordos e contar com recursos de cobrança que façam o cliente entender com clareza a seriedade da sua empresa. Alguns serviços da Serasa Experian, como a carta cobrança, possuem excelente taxa de sucesso.

3 – Tenha regras claras sobre as formas de pagamento e requisitos para a venda a prazo

Manter uma lista com regras claras a respeito dos processos de compra, venda e pagamento é importante para evitar possíveis problemas com clientes e até mesmo para facilitar o dia a dia da empresa. Elabore essas regras com cautela e capacite seu time a orientar bem aos clientes no momento do fechamento do negócio. Se possível, formalize um aceite das condições, com a assinatura do cliente.

4 – Mantenha tudo documentado

Para manter o bom controle da inadimplência é preciso também ter tudo documentado. Consultar os dados do seu cliente evita possíveis fraudes e insolvências, bem como registrar e formalizar adequadamente todos os gastos dele evita problemas na hora de fechar a conta.

Além disso, é fundamental manter contratos em que o cliente autoriza a compra feita por ele dentro do seu estabelecimento, coletando a assinatura dele no recibo, por exemplo.

Ter tudo documentado facilita em caso de eventuais cobranças ou caso seja necessário se voltar para o sistema judiciário.

5 – Faça a análise de crédito do consumidor antes de fazer uma venda a prazo

Tendo todos os dados do seu consumidor também é possível realizar uma análise de crédito, avaliar a situação do CPF dele e averiguar as seu perfil e histórico financeiro. Ou seja, é possível consultar a probabilidade dele te pagar na data certa. Uma das formas mais comuns de se fazer isso é por meio do serviço de consulta de Crédito do Serasa Experian. As ferramentas disponíveis permitem que você verifique os dados do seu consumidor de maneira automatizada e em tempo real.

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Além disso, esse é um dos sistemas mais comuns e reconhecidos de análise ao crédito, podendo ser utilizados tanto por pessoas físicas quanto por empresas, com soluções inovadoras e personalizadas para cada negócio. Quer conhecer mais sobre os serviços Serasa Experian,  que a Parceria comercializa? Entre e contato agora mesmo – será um prazer apresentar nosso mix de produtos a você!

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