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negativação de devedores CPF ou CNPJ e o acúmulo de dívidas são problemas que atingem 67,1% dos brasileiros, conforme dados divulgados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em abril deste ano.

A análise dessas informações é uma importante ferramenta para empresas avaliarem a concessão de crédito a um consumidor, seja Pessoa Física (CPF) ou Jurídica (CNPJ), bem como sua capacidade de efetuar pagamentos.

Para facilitar essa análise, a Serasa Experian oferece serviços de informações sobre cadastros positivos e negativos em um banco de dados gigantesco. O dados de negativados fornecidos pela Serasa contemplam devedores da rede bancária, Banco Central, cartório e algumas empresas específicas. 

Quer saber como ocorre a negativação de devedores? Quais as vantagens da contratação desse serviço para a sua empresa? Como solicitar a negativação? Então este texto é para você! Confira!

O que é negativação de devedores?

negativação de devedores

Negativação é o processo de inclusão dos nomes de clientes devedores em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa. Ou seja, a empresa tem o direito de solicitar a negativação de devedores inadimplentes – seja a partir de CPF ou de CNPJ – para que esses não assumam novas dívidas, antes de quitar os valores pendentes.

Quais as diferenças entre protesto e negativação de devedores?

Embora sejam facilmente confundidos, protesto e negativação de devedores não são sinônimos.

Como já foi exposto acima, negativação é o ato de comunicar ao órgão de proteção ao crédito que o cliente não efetuou o pagamento de uma dívida. Assim, o devedor fica impedido de fazer novas aquisições, sejam empréstimos, financiamentos ou compras a prazo.

Já o protesto de título é a oficialização da inadimplência de um cliente junto ao cartório. Ou seja, o protesto é um registro formal da dívida, normalmente utilizado como ultimato para que o cliente devedor faça a quitação do valor devido.

Quem pode negativar devedores na Serasa Experian?

Toda e qualquer empresa que possua clientes inadimplentes pode solicitar a inserção do CPF ou CNPJ de clientes devedores na Serasa Experian.

O que pode ser negativado?

As dívidas negativadas podem ser atribuídas tanto a Pessoas Físicas, quanto a Jurídicas. Em outras palavras, ter o nome negativado em algum órgão de proteção ao crédito significa “estar com o nome sujo na praça”.

Para tornar claro, são exemplos de dívidas passíveis de negativação:

Como ocorre a negativação de devedores no banco de dados da Serasa?

O consumidor inadimplente, ou seja, que está em atraso com o pagamento de suas obrigações, tem seus dados como nome completo e CPF (em caso de pessoas físicas) ou CNPJ (em caso de pessoas jurídicas) incluídos no banco de inadimplentes da Serasa.

Esse cadastro ocorre mediante a contratação do serviço de negativação Pefin, da Serasa Experian, por parte das empresas credoras.  

Além disso, o serviço de negativação de devedores possibilita encontrar de forma fácil e rápida os dados dos consumidores inadimplentes para enviar a carta-comunicado (que é obrigatória por lei) informando o débito e as opções para pagamento. 

Estar “negativado” significa que o consumidor (pessoa física ou pessoa jurídica) possui dificuldades em efetuar pagamentos em dia e pode representar uma ameaça aos negócios se forem disponibilizados créditos a ele, devido ao seu histórico financeiro.

O objetivo do serviço de negativação é dificultar a obtenção de crédito pelo cliente em outros comércios até que ele efetue o pagamento da dívida, e então o seu nome seja retirado da negativação.

Utilizar esse serviço garante reduzir o tempo e custos de cobrança de dívidas, já que ao receber a carta-comunicado, o cliente passa a ter ciência de que seus dados serão negativados    e buscam encontrar soluções para efetuar o pagamento o quanto antes. 

Quando deve ser feita a negativação de devedores?

A negativação de um CPF ou CNPJ pode ser solicitada após um dia de atraso no pagamento da dívida. No entanto, é recomendável que a empresa adote, em um primeiro momento, uma postura conciliadora. Isto é, antes de negativar o devedor, é preferível fazer contato com o cliente e informá-lo sobre o atraso.

Muitas vezes, um simples aviso é suficiente para a quitação da dívida. Se mesmo assim o inadimplente não fizer o pagamento, normalmente a empresa opta pela negativação após 30 dias do vencimento do valor devido.

Como fazer a negativação de devedores na Serasa?

Para negativar consumidores inadimplentes, a empresa deve contratar o serviço de negativação Pefin, da Serasa Experian. Nesse serviço, é possível ter acesso aos dados de clientes devedores de forma rápida e simples.

Em seguida, a empresa é obrigada por lei a enviar uma carta-comunicado ao devedor, informando o débito e as opções para pagamento. Ao receber esse documento, o cliente passa a ter ciência de que seus dados serão negativados. Ao mesmo tempo, tende a buscar soluções para efetuar o pagamento da dívida o quanto antes.

O objetivo do serviço de negativação de devedores é informar que o devedor possui dificuldades em efetuar pagamentos em dia no momento atual e pode representar uma ameaça a outros negócios. Dessa forma, a negativação dificulta a obtenção de novos créditos pelo cliente, até que faça a quitação da dívida e tenha seu nome retirado do serviço de proteção ao crédito.

Antes de realizar a negativação do devedores, é recomendável que a empresa adote algumas boas práticas para preservar o relacionamento com os clientes. Confira:

Avalie o tempo de atraso

Muitas vezes, a inadimplência do cliente pode ser uma situação temporária. Por isso, é aconselhável esperar de 30 a 45 dias antes de solicitar a negativação.

Enquanto isso, faça contato com o cliente e ofereça a possibilidade de renegociação ou acordo. Essa flexibilidade contribui para a manutenção do relacionamento com o cliente a longo prazo.

Providencie documentos que confirmem a dívida

É necessário ter cautela para não realizar nenhuma cobrança indevida, o que pode trazer problemas futuros, como processos por danos morais.

Por isso, antes de realizar a negativação, reúna todos os documentos relacionados à dívida, como contratos, comprovantes de cartão de crédito e notas promissórias.

Mantenha o cadastro atualizado

Ao fazer a negativação de um cliente, a empresa é responsável pela comprovação da dívida. Por isso, no momento da venda do produto ou serviço, é importante recolher o máximo de informações possíveis sobre o consumidor. Por exemplo:

Utilize um sistema de Consulta de Crédito Serasa

Utilizar uma plataforma de consulta de crédito pode ser determinante para uma boa administração de riscos e crescimento da empresa. Aqui na Parceria, oferecemos o Serviço de Consulta Serasa, altamente eficiente para localizar inadimplentesnegativar devedores e, até mesmo, prospectar novos clientes.

Aprenda mais com esse artigo complementar

Para ajudar você ainda mais na escolha da solução ideal para o controle de inadimplência no seu negócio,  criamos um artigo complementar, respondendo a uma das perguntas que mais ouvimos por aqui: A Negativação de Devedores da Serasa vale a pena? Confira agora mesmo e tire sua dúvida de uma vez por todas!

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